segunda-feira, 7 de junho de 2010

Contagem regressiva







OK, eu sou ansiosa mega. Ainda falta mais de um mês pra eu ir embora de Barcelona, mas o sentimento de despedida já começa a me rondar. Talvez dois motivos colaborem ainda mais pra isso: o de indefinição, já que ainda não sei quando vou embora porque tenho pendências burocráticas pra resolver - e isso me deixa ainda mais louca ansiosa - e o de apego. Acabo de ler um livro que me deixou ainda mais envolvida com essa cidade. Melhor dizendo, enfeitiçada.

Todo mundo que me conhece um pouquinho sabe da minha paixão por coisas esquisitas - prédio antigos, casas abandonadas, histórias e pessoas raras. O livro - La Sombra del Viento - conta uma história de mistério em Barcelona. Pra quê? Tive que ler o "tocho" de quase 600 páginas em duas semanas, em meio a trabalhos e mais trabalhos. Fins de semana na praia ajudaram vai. Fiquei autista por muitos instantes.

O mais legal é que a história se passa numa Barcelona que não é a de hoje, mas é a mesma em que eu vivo. Porque essa cidade tem isso de encantador. Eu "viajo" ao andar em certas ruas e imaginar que havia gente morando ali 2000 anos atrás. E de imaginar quem já viveu e morreu naqueles casarões antigos, hoje compartidos por dezenas de pessoas e antes por famílias endinheiradas. Me encanta saber que a parte "decadente" da cidade é onde antigamente dominava a sociedade. E imaginar como seria aquilo tão diferente naquela época. E tão igual.

Chamar o bairro gótico de "decadente"é um crime, por isso as aspas. É o lugar mais sensacional da cidade, que divide o velho e o novo, que respira arte e guarda a energia da cidade. O lugar mais vivo, agitado e até hoje em alta, seja de dia ou à noite. O Gótico vai ser o primeiro tema dos próximos textos, que em clima de retrospectiva vão tratar das belezas dessa cidade linda, onde não poderia deixar de ter estado e vivido.

Continua...






Um comentário: