quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Minha primeira vez na neve


A previsão de tempo não era das mais amigáveis. Abaixo de zero, chuvoso, nevando. Se o normal seria ficar triste com essas possibilidades, para mim foi mais que excitante! Afinal de contas, eu nunca havia visto neve na vida e seria uma excelente oportunidade, apesar do medo que eu estava de congelar na rua. Preparada para isso, vesti as minhas 4 camadas de meias além da calça mais larga que tinha - a única que servia em cima de tanta roupa - e coloquei meu super casaco rosa bebê - gentilmente emprestado por minha amiga Ana Luíza prevendo meu sofrimento mediante as baixas temperaturas do inverno europeu e meu guarda-roupa desfalcado. Como complemento, luvas, assim mesmo, no plural; gorro; óculos, de grau mesmo - para proteger os olhos dos floquinhos mais agressivos - e meu incansável "paráguas rojo".


E a neve nem se fez de difícil. Já no caminho, de dentro do trem, pude vê-la. E ela vinha ao meu encontro, chocando-se na janela do vagão e deixando um borrão como lembrança. Meus dedos frenéticos começaram aí mesmo a seção de fotos e descobri, nesse dia, o efeito "preto e branco" causado pela neve. Demais!

Chegando ali, descobrimos uma cidade pequenina todinha murada. Caminhamos por fora, fomos a um ponto bem mais alto, nos arredores, de onde podíamos ver a muralha por dentro, voltamos e percorremos seu interior. Por mais linda que fosse a paisagem, em alguns momentos tivemos que nos recolher em "sítios más calientitos" para aquecer um pouco as mãos, os pés, a cabeça e o que mais estivesse pedindo socorro.

Lá fora, a temperatura era de -2. Nevava e ventava. Um tanto quanto inóspito para turistas querendo guardar dezenas de fotos de "recuerdo".

Fomos bem acolhidas pelo dono de um restaurante que nos fez uma proposta tentadora. Mais que a comida, bem boa por sinal, nos oferecia um ambiente aquecido. Sentada à mesa ainda podia observar, pela janela, os pequenos flocos brancos que caíam na rua, já completamente forrada de gelo.

No caminho para a estação de trem sentia um certo alívio, pelo calor que sentiria nas próximas horas de viagem, mas uma tristeza por deixar para trás tão belo cenário.... Foi minha primeira vez na neve. Não esquecerei a experiência e vou querer repeti-la, sem dúvida. Mas confesso que às vezes não podia controlar um sorriso discreto no canto da boca ao pensar que moro, de verdade, em um país tropical!


Nenhum comentário:

Postar um comentário