sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Córdoba, a Mezquita, a chuva...


A segunda cidade da Andalucía que iríamos visitar nos esperava ensolarada, no fim de tarde de um domingo, quando chegamos tranquilas, depois de apenas duas horas de viagem saindo de Granada. Para ajudar, a hospedaria que escolhemos não poderia ser melhor - um quarto, e especialmente um banheiro, só para nós duas, por um preço menor que o do hostel.

Outra boa notícia: nas manhãs de segunda-feira, até as 10h, não se paga para entrar na Mezquita, a principal atração turística da cidade. Perfeito. "Madrugamos". Por dentro, realmente impressionante. Diz a lenda que são 1300 colunas de mármore constituindo sua base. Eu não contei, mas fiz uma média e deve dar mais ou menos isso mesmo, rs... O mais estranho é que a Mezquita foi tomada pelos cristãos depois da queda do Império Islâmico e eles construíram uma catedral bem no centro dela, como que demarcando o território e tornando o símbolo da religião árabe agora católico. O lado bom disso é que não a destruíram. Seria um crime, já que a construção é assombrosamente linda e cheia de detalhes muito ricos da arquitetura tradicional.

Além da Mezquita, a cidade conserva um lindo bairro antigo chamado Judería (outras cidades espanholas também têm o seu, como Sevilha e Segóvia), onde se concentram as "lojinhas" e a maioria dos bares de tapas. São muitos e dizem, inclusive, que a tradicional comida espanhola tem sua origem nessa cidade.

A segunda-feira nos permitiu ver a Mezquita de graça mas nos proibiu de visitar outros lugares na cidade, como o Alcazar, por exemplo, "cerrados los lunes". Além disso, chovia torrencialmente e fazia frio, assim que muito do que poderíamos desfrutar ficou complicado. Não é fácil ser turista na chuva, ainda mais se é inverno. Imagina uma pessoa segurando um guarda-chuva, que insiste em voar e virar do avesso, se localizando no mapa e ao mesmo tempo tentando tirar fotos dos monumentos. Um amigo reclamou que não tenho fotos minhas nos lugares que visitei. Claro! Imagina pedir pra alguém tirar um foto sua nessa situação. Eu pedi algumas vezes, mas sempre nos olhávamos com olhar de cumplicidade do tipo: OK, agora vale a pena! E tirávamos uma da outra.

Apesar da chuva, e do frio, Córdoba vale a pena, pela Mezquita e pela Judería. Em uma viagem pela Andalucía, gaste um dia ali. Coma os pratos típicos - Flamenquín, Salmorejo - e visite os principais pontos - são todos próximos. Fácil caminhar. Se possível, vá no verão. Pelo menos seu mapa não ficará assim, destruído...rs







Nenhum comentário:

Postar um comentário