quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Portugal é doce (e os portugueses também)






Portugal me impressionou muito, e em muitos sentidos. Tem cidades lindas e charmosas, algumas paradas no tempo... tem paisagens naturais misturadas à arquitetura, tem história milenar... mas prefiro começar aqui dizendo que o país foi, pra mim, oportunidade de descobrir o quanto os portugeses são amáveis e experimentar a boa comida (muito boa)...

Como brasileira, acho que nunca havia me sentido orgulhosa de ter sido colonizada por portugueses. Talvez carregasse um resquício de raiva pelo que aprendemos na escola, sobre a exploração do nosso país, a fuga das riquezas, nossa falência desde o princípio... Não que uma viagem a Portugal tenha apagado a História, mas o fato é que me senti feliz por ter sido cria dos portugueses, por termos herdado deles, principalmente, a doçura de ser como somos.

No sentido literal de doce, experimentei tudo: Pastel de belém, Travesseiro da Periquita, Queijadas, Tertugal... e minha primeira bocada na Terrrinha, às 10h da manhã, foi uma coxinha na padaria da esquina. Melhor estréia não poderia haver... Portugal vai deixar saudades (como cantam os fados de Amalia) e eu vou dedicar muitas memórias a esses dias com os gajos e as raparigas...




2 comentários:

  1. Jaque!
    Quando eu pisei em Portugal tive a impressão do filho que conhece o pai depois de grande e rapidamente encontra semelhanças no jeito de falar, no nariz, naquele jeito de cruzar os dedos... semelhanças entre quem nunca se viu, mas tinha certeza de que já se conhecia.

    Ai que saudade! De você e de Portugal, rs!!!

    Beijocaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ju!!
    Essa foi a melhor definição possível do que eu senti tb! Perfeito...

    E saudade é uma palavra muito, muito portuguesa, que pertence ao clima bucólico impregnado no país... De vc tb :-)
    Bju

    ResponderExcluir