quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lebre do Pirineu - 15 euros/kg


Depois de ter meu quarto, minha casa e o início de uma vida em ordem, decidi "empezar" a ser turista em Barcelona e "comecei" por um passeio pelo Mercado da Boquería, nas Ramblas.

Ali a expectativa era encontrar uma versão local do Mercado Municipal que temos em São Paulo, um pouco mais antiga, claro, e com as cores e os aromas locais.

Jamón era o mais comum que eu eu imaginava ver, mas o que mais me chocou não foram apenas os frutos do mar de ponta cabeça mexendo as patinhas, argh!!, e sim os coelhos, pelados ou com pelo, pendurados nas vitrines.

Acho que sou daquela teoria de que o que os olhos não vêem o coração não sente, porque eu como carne, sim, mas nada que venha na embalagem original, tipo uma rã ou entao um coelho. Acho que uma ilustração ajuda, nesse caso (arriba)
O bom é que, no final do mercado, comprei dois pacotinhos de pão de queijo pra assar em casa e fiquei feliz denovo! Pobres conejos :-(


4 comentários:

  1. Isso éuma coisa muito engraçada da Península Ibérica. A relação com a comida é outra e não há algumas máscaras que nos acostumamos a colocar nas coisas. Carne é carne, veio de um bicho, que tem pele, olho, sangra.
    Em Portugal eles colocam nas vitines de carnes bonecos de porco, de ovelha, coisas que consideramos "fofas" (fiz uma foto no Mercadão do Porto de uma ilustração de porco de óculos escuros fumando, em uma vitrine de carnes). Um amigo que morou lá tinha uma foto de um coelho, inteiro, sem pele, em um prato. Era uma propaganda, que para ele representava bem essa diferença cultural (para nós aquilo é nojento, para eles, reforço, propaganda).
    Há casas de carnes, ele disse, que chegam ao ponto de colocar bichos de pelúcia ao lado das cabeças de porco e ovelha.
    Para nós pode parecer sinistro, uma estranha humano-desumanização das coisas; um português ou espanhol talvez dissesse que nossa relação com a comida é hipócrita...

    ResponderExcluir
  2. Jaquelina! Ainda bem que eles não comem gatos pretos...bjs, saudades. Evelyn

    ResponderExcluir
  3. De verdade, eu tb acho hipocrisia, porque de qualquer jeito estamos comendo o bicho, mas como disse é a sensação que passa, sei lá... olhar o coelho nos olhos enquanto como definitivamente não me agrada, rs...

    Agora, Evelina, eles não comem, qeu eu saiba, mas que tem muito gato por aí, isso tem, inclusive na praia. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Jaque, amiga!!!! Que legal ler aqui suas aventuras. Mais legal ainda saber que o pão de queijo continua firme e forte. Aliás, fiquei com um pacote aqui para comermos na despedida, mas resolvemos entrar no pastel, né! Terei que degustá-lo sozinha mesmo. E comemos um juntas na sua volta. (jejeje hasta luego) Kika

    ResponderExcluir