domingo, 22 de novembro de 2009

A noite em Barcelona

A noite de Barcelona tem suas peculiaridades. Há muitas opções de discotecas, todos os dias da semana, desde locais "pijos", como a Sutton, aonde vão os jogadores do Barcelona, até pequenos "antros"na Vila Olímpica, onde não se paga nada pra entrar, mas 90% do público é de menores de 18 anos e a qualidade da música bem duvidosa... O esquema, se quiser entrar nos locais mais nariz empinado (há muitos), é colocar o nome na lista. Há várias delas na internet, em comunidades no facebook, por exemplo. Depois de um mês aqui já aprendi que não se paga pra entrar em lugar nenhum. Mas é importante se planejar antes. Tudo começa a ficar cheio depois das 2h, e as listas vão até 2h30/3h, mas aí é pontual, 2h31 e ninguém mais entra. Como é muito comum ir de um lugar pra outro - jantar, copas e depois dançar - é fácil se atrasar e daí ficar perdido na noite, literalmente. Outra grande chance é passar do horário na hora de comer. 0h é quando a maioria das cozinhas fecha, algumas a 01h, com sorte. Claro que sempre tem uma opções de kebab (o nosso sanduíche grego do Brasil) ou de tapas, mas nada com grande qualidade ou charme que eu ainda tenha descoberto (ainda há muito tempo, eu sei). O mais legal de tudo é que vc pode sair de um lugar desses "pijos", como a Sutton ou a Opium Mar, com lustres de cristal e água a 5 euros (que eu me recuso a comprar, claro) e pegar o NIT Bus, que funciona durante toda a madrugada e te deixa pertinho de casa, por menos de 1 euro. Quem me conhece sabe que eu jamais iria nesses lugares bancando do meu próprio bolso. Como não me faz falta beber, é fácil sair à noite e gastar só o busão. Como eu adoro experiências antropológicas, aceito os mais diversos tipos de convite e programas, até porque a vida só se vive uma vez, principalmente em Barcelona, com nome nas listas onibus na porta.

Um comentário: