segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcas blancas


Acho que ainda não falei do meu curso nesse blog - falha nossa -, mas hoje tive uma aula que vale muito um post! Foi a primeira de Marketing e eu me peguei muito empolgada querendo fazer intervenções e comentários. Um dos casos discutidos foi Dove e eu fiz questão de meter o bedelho, mas me descobri especialmente interessada nas tais "marcas brancas", que são aquelas que levam o nome do supermercado, como a gente tem no Brasil no Barateiro e no Extra, por exemplo. Desde que cheguei aqui, ouvi falar diversas vezes sobre os diversos supermercados que vendem particamente apenas marcas próprias, como Mercadona e Consum, onde aliás fiz minha primeira compra, compra. É um sucesso na Espanha. Segundo o professor, 40% dos produtos consumidos no país são de marcas brancas. Daí eu vi a possibilidade das grandes corporações uma hora desaparecerem, ou melhor, se transformarem em outro tipo de grandes corporações. Enfim... não faço previsões mercadológicas, mas sei que esse tema me interessou muito e me abriu muito os olhos para o mundo marketeiro nesse sentido - de entender o mercado e os hábitos de consumo da galera. ... tudo bem que aqui eu sou mais pobre pois não ganho em euros, ou melhor, não ganho em nada, mas eu sequer considero as outras opções, como a marca branca é sempre a mais barata, eu acabo levando! Huuuum, vou dar uma fuçada nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário